sábado, 29 de dezembro de 2007

Info-exclusão

Muito se tem falado nas bibliotecas digitais e das vantagens que esta acarreta, onde os cidadãos com necessidades especiais, serão os mais beneficiados por não existirem barreiras arquitectónicas que lhes limitem o acesso e lhes mantenham uma janela aberta para o mundo limitando assim a info-exclusão.
A sociedade da informação deve contribuir para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de todos os cidadãos. Quer isso dizer que todos devem ter não só acesso aos seus instrumentos, designadamente às novas tecnologias de informação, mas, sobretudo, que todos devem ter a efectiva possibilidade de os utilizar.
De acordo com o que está exposto na Resolução do Conselho de Ministros nº. 96/99, de 26 de Agosto, a sociedade da informação tem de ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo, beneficiar de vantagens que ela oferece. A democratização da sociedade do futuro passará pela possibilidade de os vários sectores da população terem acesso às tecnologias de informação e pela respectiva capacidade de as utilizar.
Para tal esta Resolução propõe as seguintes medidas de forma a criar um quadro legislativo adequado à integração dos cidadãos com necessidades especiais na sociedade da informação:
Medida 2.1-Promover a disponibilização de meios adequados às necessidades dos cidadãos com necessidades especiais no acesso à informação e aos serviços das Administração Pública;
Medida 2.2- Desenvolver um quadro regulamentar e normalizador sobre os instrumentos da Sociedade da Informação especialmente orientados para os cidadãos com necessidades especiais tendo em vista a criação de condições que promovam a igualdade de oportunidades em todos os sectores da vida em sociedade;
Medida 2.3- Regulamentar a prestação de serviços de telecomunicações por forma a abranger os requisitos dos cidadãos com necessidades especiais.
Sem dúvida, uma vantagem que faz toda a diferença!!!!


Assinado: Sandra Sousa

Sem comentários: