quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Perfil do Futuro Profissional

Perfil do Futuro Profissional


No futuro - se não hoje - a maioria dos bibliotecários não trabalharão em bibliotecas o mais importante nesta fase de transição é pensar em como ligar os pontos.
Identidade profissional não pode basear-se em ambientes e instituições, mas sim, na relação entre suas competências, ética profissional, estratégia da instituição e qualidade na prestação de serviços. O bibliotecário caminha ou evolui para os chamados "gestores da informação".O importante é centrar os serviços de informação colocando as pessoas no centro. Tentar saber quais são os problemas informacionais que as pessoas enfrentam, mas que não tem nem noção de que seja um problema informacional...O futuro profissional irá trocar a típica pirâmide da estratégia (top-down): visão, missão, objetivos, estatégias, implementação, feedback e controle, investindo numa dinâmica (top down + bottom up): estratégia + desafios + oportunidades (envolvendo a sua equipa numa dinâmica de inovação colaborativa).

Manifesto do Bibliotecário




Assinado:
Sandra Sousa

1 comentário:

Anónimo disse...

Considerei o vídeo muito interessante, e muito motivador em relação ao papel que o gestor da informação ocupa no nosso meio,dá uma visão inovadora desta profissão e área que nos cativa.
Parabens