segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Será que?...


As Bibliotecas Digitais são cada vez mais uma realidade. O acesso à informação electrónica através das novas tecnologias está cada vez mais vulgarizado. Todos têm acesso à informação e aos meios tecnológicos de acesso a esta. Ora sendo as bibliotecas e os profissionais de informação os responsáveis pela gestão do conhecimento e os “intermediários” entre a informação e os utilizadores, e tendo estes acesso às bibliotecas digitais sem precisarem de intermediários, será que as bibliotecas tradicionais estão em perigo? E os profissionais da informação?


Assinado: Sandra Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Analisando a nossa sociedade, tudo caminha nesse sentido...as novas tecnologias chegaram e estão para ficar!!! As Bibliotecas Digitais podem de facto vir a ser uma realidade mas até lá...suponho que ainda faltem alguns anos!!!

Eu, gosto muito mais de sentir, cheirar e apalpar o livro, por isso acredito que as Bibliotecas Tradicionais não deixem de existir...e também, é necessário criar hábitos de leitura desde a primeira idade, é necessário que as crianças toquem, mexam nos livros.
Espero muito sinceramente que a liberdade de nós corrermos as estantes, tocarmos os livros não fique registada no livro da memória!

Ass. Isabel Ferreira

Anónimo disse...

É, de facto, um mau presságio..
Enquanto gestor de informação(como tao carinhosamente um professor insistia em nos chamar) devo dizer q o futuro está obviamente nas novas tecnologias, e por conseguinte, a biblioteca tenta acompanhar as mesmas levando a adoptar melhoramentos a nivel da pesquisa, difusão e rapidez..
Sou efectivamente a favor da biblioteca digital(apesar de dizer que é um mau presságio, pois temo pelo meu futuro profissional)ela vai proporcionar tudo isso, mas completamente contra a extinção da tradicional, que à semelhança da carissima Isabel Ferreira tambem eu gosto de estar em contacto directo com o formato livro

Parabéns pelo Blog, estavamos a precisar disto!!